Ação Estratégica do Ministério da Saúde: "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde"



São Paulo, 05 de maio de 2020. Ação Estratégica do Ministério da Saúde – "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde" No dia 02/04/2020, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 639/2020, que determina o cadastramento dos profissional da área de saúde (Serviço Social, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Técnica em Radiologia) e também a participação nos cursos à distância que os capacitarão com base nos protocolos clínicos oficiais de enfrentamento à pandemia de Covid-19. O objetivo do Ministério da Saúde é mapear os profissionais de saúde, para orientar as suas ações voltadas à pandemia de Covid-19, bem como deixar todos atualizados em relação aos protocolos, videoaulas e informações importantes para cada categoria profissional. Todos os médicos devem obrigatoriamente efetuar o cadastro, seguindo os passos: 1) Acessar o link https://registrarh-saude.dataprev.gov.br e preencher as informações solicitadas (CPF e e-mail).

2) Acompanhar o recebimento de e-mail do Ministério da Saúde com informações para preenchimento de formulário eletrônico, que será enviado em até 24 horas após o preenchimento da informação de CPF e e-mail no referido link.

3) Preencher o formulário eletrônico, que é composto por três partes:

- dados pessoais: nome completo, data de nascimento, Unidade Federativa de moradia, município de moradia, e-mail, número de celular, condição de saúde e se tem suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo Coronavírus; - cadastro profissional: a qual Conselho Regional de Medicina está vinculado, número de inscrição no CRM – considerar a inscrição primária –, Unidade Federativa do CRM, se possui especialização, qual a profissão e área de atuação, se está trabalhando na assistência à saúde ou se é aposentado; - ação para enfretamento à Covid-19: se está trabalhando no atendimento a pacientes acometidos com Covid-19, se faz uso habitual de equipamento de proteção individual, se deseja fazer parte das ações de enfrentamento à Covid-19.

É importante que os médicos façam a atualização constante desse formulário, inclusive para identificar o quantitativo de profissionais que estão atuando no enfrentamento à pandemia e os que estão afastados pela Covid-19. Para essa atualização, deve-se acessar o mesmo link enviado por e-mail para a realização do cadastro. Após concluir o cadastro, o Ministério da Saúde cruzará os dados dos formulários preenchidos pelos profissionais com as informações de cadastro enviadas pelo Conselho Federal de Medicina. Concluído o cadastro, o médico deverá participar da capacitação indicada ao término do preenchimento do cadastro, a respeito de “Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19)”, cujo acesso é enviado por e-mail após a finalização do cadastro. Para mais informações, o Conselho Federal de Medicina disponibiliza algumas perguntas e repostas em seu site: http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28652:2020-04-03-21-49-37&catid=3

APAN | Associação Paulista de Neurologia

Assessoria de imprensa 

ACONTECE COMUNICAÇÃO INTEGRADA