Anvisa garante que protocolos contra coronavírus estão sendo seguidos em portos, aeroportos e fronte

Presidente da comissão externa da Câmara que acompanha a situação defendeu mobilização para evitar epidemia



O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, garantiu a deputados nesta quarta-feira (4) que os protocolos para prevenção ao coronavírus estão sendo seguidos em portos, aeroportos e fronteiras. Ele falou à comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha o assunto.


De acordo com Torres, cabe à Anvisa, em parceria com funcionários de portos e aeroportos e, no caso das fronteiras, com autoridades sanitárias locais, receber informações sobre possíveis doentes para que eles sejam encaminhados para testes e quarentena, conforme o caso.


"Esses protocolos definem atuações, definem responsabilidade naquilo que chamei de primeira linha, que é a atuação de um grupo que chamamos de gerência geral de portos, aeroportos e fronteiras, o GGPAF", completou.


O coordenador da comissão, deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), afirmou que as explicações da Anvisa tranquilizam, mas o momento é de mobilização para que a chegada do coronavírus ao Brasil não se transforme numa epidemia.


"Nós precisamos ter um nível de atenção altíssimo, saber que, neste momento, não estamos sob risco, mas precisamos tomar as medidas para enfrentar um eventual aumento no número de casos no nosso País. Devemos ter segurança de que os planos de contingência estarão montados nos estados e municípios", defendeu.


Casos confirmados

O boletim do Ministério da Saúde divulgado na tarde da quarta informou que já foram confirmados três casos de coronavírus no Brasil, todos em São Paulo, e de pessoas que viajaram recentemente para países onde há risco de contaminação.

Um quarto caso está esperando a confirmação do exame pelo laboratório Adolfo Lutz.


Reportagem - Karla Alessandra Edição - Geórgia Moraes

Fonte: Agência Câmara de Notícias

APAN | Associação Paulista de Neurologia

Assessoria de imprensa 

ACONTECE COMUNICAÇÃO INTEGRADA