Museu do Futebol lança documentário sobre o Revivendo Memórias

Documentário registra trabalho feito pelo Núcleo Educativo do Museu em parceria com profissionais do Hospital das Clínicas e será disponibilizado no YouTube.

Está marcado para a próxima terça-feira (10), às 17h, o lançamento do documentário Revivendo Memórias, que registra a atuação dos educadores do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e de profissionais do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas de São Paulo junto a pessoas idosas com Alzheimer. O projeto busca, por meio de atendimentos personalizados, resgatar as memórias afetivas e estimular a interação e sociabilidade dos pacientes a partir de temas presentes nas exposições do museu, levando afeto, acolhimento e escuta a esse público.


Iniciado em 2019, quando o Núcleo Educativo do Museu do Futebol recebia grupos de idosos presencialmente, o Revivendo Memórias foi adaptado para o ambiente virtual durante a pandemia do coronavírus e hoje é feito por meio de telefone e videochamadas. O projeto, que integra o Programa Museu Amigo do Idoso, também foi ampliado para atender pessoas idosas sem Alzheimer, seus cuidadores e familiares, além de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.


O filme mostra os desafios dos educadores para interagir e dialogar, em tempos de isolamento social, com o público 60+, que muitas vezes não é familiarizado com o uso da internet, e ilustra os impactos positivos do programa na vida dos participantes.

“O documentário do Revivendo Memórias é um registro fidedigno de como o Museu do Futebol inovou na sua maneira de trabalhar, aliando-se à tecnologia e abraçando um público especialmente vulnerável”, afirmou a coordenadora do Núcleo Educativo, Ialê Cardoso. “Em um momento extremamente desafiador, o projeto fez atendimentos por meio de telefonemas e videochamadas, minimizando a solidão e proporcionando afeto e inclusão social e digital com um resultado belíssimo e transformador para todos os envolvidos.”


O lançamento será no dia 10 de agosto, no canal do Museu do Futebol no YouTube. Além da versão original em português, também serão disponibilizadas opções com legendas em inglês e espanhol para ampliar a acessibilidade do material.