Você sabe o que é encefalite?




Quais os sintomas, tratamentos e causas da encefalite. Você já ouviu falar nessa doença? Quem explica o assunto é o coordenador do Departamento Científico de Neuro-infecção da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Marcus Tulius.


Ele explica que a encefalite é uma inflamação do cérebro que pode ter múltiplas causas. Ou seja, infecciosa, como vírus, bactérias, parasitas, ou também ser autoimune. E que pode ser fatal se não reconhecida rapidamente.


Outro dado importante é que em grande parte dos pacientes ela pode deixar sequelas permanentes. Daí a importância do diagnóstico rápido para que o tratamento adequado seja instituído, observa o médico. Em entrevista, Tulius afirma que as encefalites virais são as mais comuns.


"Os vírus mais associados à encefalite de longe o mais comum é o vírus Herpes tipo 1, aquele mesmo vírus que causa aquela lesão na boca e é muito comum de as pessoas terem. Agora quem tem herpes labial não tem um risco maior de ter encefalite.", esclarece.

Outros vírus que podem causar encefalite são: o da dengue, chikungunya, febre amarela, da gripe, sarampo e também por Covid-19.


E os casos de alergia à vacina? Todos podem desenvolver essa doença? De acordo com Marcus, vai depender do sistema imunológico da pessoa. Portanto, crianças pequenas e pessoas idosas podem ter esse risco um pouco maior. Vale lembrar que em algumas regiões do país, a encefalite pode ser transmitida também por insetos e até carrapatos.

Mas, afinal, quais são os fatores de risco? E os sintomas da encefalite? Acompanhe a entrevista completa no player acima.


Fonte: EBC Rádios