Contato com o verde ajuda a combater ansiedade e depressão, além de melhorar as conexões dos neurônios
Você sabia que o contato com a natureza ajuda a combater ansiedade e depressão, além de melhorar as conexões dos neurônios? Então, nada melhor do que aproveitar as férias, as folgas ou os feriados para se conectar com o verde.
A neurologista Ana Paula Peña Dias, especialista pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), explica o que acontece ao elevarmos o convívio com elementos naturais. “O contato com a natureza reduz o estresse a que somos submetidos no dia a dia da vida urbana”, diz. “Esse contato promove a redução dos níveis de cortisol, o que aumenta a sensação de relaxamento e de bem-estar.”
De acordo com a médica, estudos já demonstraram uma melhora da saúde mental –incluindo a redução de ansiedade e da depressão– em quem aproveita o verde.
A especialista afirma que, devido a essa diminuição dos níveis de cortisol, há redução da glicemia, da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. “Além disso, ocorre melhora de nossa cognição, e temos a sensação de ter mais clareza de pensamento, devido ao aumento do foco e da concentração”, comenta Dias.
Apesar da pandemia
Para a médica, é possível manter os cuidados contra a covid-19 e, ainda assim, curtir a natureza. “Apesar da pandemia e do isolamento social, pequenos momentos de conexão e de sentir a natureza, como estar ao ar livre, ver árvores, ouvir pássaros cantando e ver o céu, já podem proporcionar sensação de bem-estar e relaxamento”, enumera. “Diariamente, procure dar uma volta na rua, em uma praça ou em um parque, com todos os cuidados que a pandemia pede”, recomenda.
Ela também aconselha aproveitar para fechar os olhos e fazer algumas respirações profundas. “Certamente estará mais relaxado do que quando saiu de casa.”
Comments