top of page
  • apansp

Brava Gente Brasileira! “Juntos com a APM: o médico tem e merece mais valor”

Associação Paulista de Medicina ilumina sua sede em verde e amarelo, para homenagear e expressar gratidão aos médicos do País, em campanha que tem adesão recorde de celebridades da TV, Cinema e Esporte



O 2020 da pandemia da Covid-19 chega a setembro, o mês da Independência do Brasil.

7 de setembro – que cai na próxima segunda-feira – é tradicionalmente marcado por homenagens e entregas de honrarias a ilustres cidadãos por governos e outros poderes constitucionais.

Devido à importância e simbolismo da data, mormente pela grave crise de saúde pública enfrentada pelo País, a Associação Paulista de Medicina (APM) também fará, de forma excepcional, neste dia 7 e durante o mês de setembro de 2020, destaques e homenagens de relevância.

Aliás, desde o dia 1º, sua sede na Capital, à Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278, está iluminada em verde e amarelo, abrindo a etapa Brava Gente Brasileira, desdobramento da campanha “Juntos com a APM - O médico tem e merece mais valor”.


470 mil ilustres cidadãos

O mote Brava Gente Brasileira é uma alusão ao Hino da Independência, cujos versos são de autoria do jornalista e poeta fluminense Evaristo Ferreira da Veiga Machado (1799 – 1837). Também ressalta a todos os que aqui nasceram e aos que daqui fizeram sua terra de coração. Há, contudo, um grupo em particular para o qual a Associação Paulista de Medicina presta reverência: os 470 mil médicos do Brasil, cada um deles, de Norte a Sul.

A compreensão da APM é que os médicos do País merecem 100% o título Brava Gente Brasileira, pela postura digna e compromisso histórico com o próximo.

Hoje, eles saem de casa expondo-se ao risco de contaminação e óbito, para tratar da saúde, combater o vírus mortal da Covid-19 e salvar vidas. Muitos deixaram famílias, filhos pequenos e amigos, vitimados pela pandemia, e os que estão entre nós mantêm-se firmes, nenhum recuou. Ao contrário, seguem na linha de frente.

209 milhões de vozes

Em outros tempos, assim também agem os médicos diante da chamada normalidade. Quando não em pandemia, enfrentam hospitais sucateados, falta de medicamentos e insumos, pressão, violência, subremuneração e precarização do trabalho, entre tantas outras dificuldades. E jamais retrocedem um só milímetro.

A justeza da campanha “Juntos com a APM - O médico tem e merece mais valor” é atestada não somente pela Associação Paulista de Medicina, representação legítima e prestigiada pelos médicos. Estão juntos com a APM, aplaudindo, expressando agradecimentos em vídeos e versos, desejando-lhes força e manifestando apoio, estrelas da TV e do Cinema, como Mateus Solano, Malu Mader, Dalton Vigh, Nicete Bruno, Amanda Lee, Maria Pinna, Cinnara Leal, Marisa Orth, Fabiana Karla, Susana Vieira, Érico Brás e Reginaldo Faria, além de Tande, Jackie Silva, Virna Piovezan, Fofão, Magic Paula e Marcelinho Machado, atletas de primeiríssimo time olímpico.

É uníssono no Brasil o “Muito obrigado” a nossos médicos. Evidencia isso recente pesquisa DataFolha em que eles foram apontados como os profissionais de maior confiança para a população.


Assim, ao tingir sua sede de verde e amarelo - e ao expressar gratidão, ao lado de 209 milhões de cidadãos, entre anônimos e célebres -, a Associação Paulista de Medicina só ressoa a voz de todo o País: “Muito obrigado! O médico tem e merece mais valor”.

bottom of page