Congresso Brasileiro de História da Medicina

Fundador do Movimento Hipocrático, o grego Nicolas Kastanos Hatzinicolis  fará palestra magna no evento, que ocorrerá juntamente com o I Encontro das Academias de Medicina de São Paulo e do Rio Grande do Sul

O ato de cuidar é inerente ao ser. Em meio a tantos progressos tecnológicos, torna-se cada vez mais relevante olhares e contato humanísticos, principalmente quando se trata da medicina. Com essa premissa, o XXIV Congresso Brasileiro de História da Medicina fará um raio-X a profissão médica em sua totalidade, incentivando a pesquisa e enfatizando a necessidade de especial valorização à humanismo ao longo de toda a formação do médico.


O convidado especial da edição de 2019 é o renomado professor grego Nicolas Kastanos Hatzinicolis, fundador do Movimento Hipocrático e da Aliança Global para Educação Médica. Ela desenvolverá aula magna de título “Hipócrates, a Tecnologia e o Rosto Humano na Medicina”.

Vale pontuar que Hipócrates definiu a medicina como profissão de equilíbrio de “excelência na ciência e no toque humano”. Entretanto, durante o século passado, a explosão no volume de conhecimento, a especialização e a sub especialização dos médicos em dezenas de áreas de atuação, os avanços na tecnologia e a moderna estrutura gerencial dos sistemas de saúde criaram tensão e desequilíbrio entre ciência e toque humano.

O impacto dessas mudanças será justamente um dos motes da palestra do professor Kastanos e de posterior debate com a audiência.

  Ela ainda tratará da essencialidade de a medicina não fugir às origens. Mesmo porque das principais motivações dos estudantes que ingressam nas faculdades de Medicina é servir à comunidade. Contudo, já foi demonstrado que se essa motivação não for cultivada, especialmente durante os primeiros anos da faculdade, pode desaparecer em uma porcentagem considerável dos casos.


Longa trajetória

Desde a sua criação, em 1951, o Congresso já percorreu diversos pontos do Brasil. Agora volta a São Paulo após um intervalo de duas décadas. Entre 24 e 27 de outubro, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), profissionais de diferentes áreas vivenciarão o mais expressivo encontro relacionado à História da Medicina no País, compartilhando experiências e conhecimentos em conferências, temas livres (trabalhos científicos), premiações, homenagens por entrega de medalhas, mesas redondas e apresentações de pôsteres.


O XXIV Congresso Brasileiro de História da Medicina será também cenário de congraçamento entre médicos, professores, historiadores e estudantes de diversas especialidades, ocorrendo simultaneamente ao I Encontro das Academias de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Serão mais de 40 palestrantes, vindos de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Para mais informações sobre inscrições e programação das palestras: http://associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/xxiv-congresso-brasileiro-de-historia-da-medicina

APAN | Associação Paulista de Neurologia

Assessoria de imprensa 

ACONTECE COMUNICAÇÃO INTEGRADA