Congresso Paulista de Neurologia


O XII Congresso Paulista de Neurologia acontece de 29 de maio a 1o de junho no Sofitel Guarujá Jequitimar, no litoral sul de São Paulo. Um dos mais importantes e tradicionais eventos da especialidade, além do objetivo de lapidar conhecimentos prático-científicos a edição deste ano também irá explorar a interface da Neurologia com outras especialidades.


“A Neurologia é, hoje, a intersecção de inúmeras outras ciências, quer sejam ‘básicas’ (neuroanatomia, neurofisiologia, biologia molecular, física, bioquímica, parasitologia, virologia e imunologia) ou ‘clínicas’ (clínica médica em seu amplo espectro, neurocirurgia, ortopedia e imagem). É aí que reside a força de nosso Congresso: na habilidade/capacidade de reunir múltiplas informações em um desfecho de espectro clínico, incluindo diagnóstico e tratamento, contribuindo para nosso crescimento como especialistas e para a melhor assistência a nossos pacientes”, pontua Wilson Marques Junior, presidente do Congresso.


A Comissão Científica é composta pelos professores Acary S. Bulle de Oliveira, José Luiz Pedroso, Marcel Simis, Ronaldo Abraham e Rubens José Gagliardi. Assim como os coordenadores de cada sessão, a Comissão Científica está altamente empenhada em transformar o encontro em um marco do desenvolvimento profissional continuado em Neurologia.


A grade de debates contempla ainda pautas como semiologia, miopatias, neurorreabilitação, epilepsia, demências, cefaleia, esclerose múltipla, distúrbios do movimento, neuropatias periféricas e encefalite autoimune.


Estão confirmadas as presenças dos seguintes convidados internacionais: Alberto J. Espay, professor catedrático de Neurologia no Centro James F. e Joan A. Gardner Family, para Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento da Cincinnati University, Ohio,USA / Editor Associado do Movement Disorders; José Biller, professor catedrático de Neurologia e Neurocirurgia da Loyola University, Chicago, USA / Diretor do Programa de Investigação em Cirurgia Neurovascular / Editor Chefe do Journal of Stroke and Cerebrovascular Disease; Anthony Amato, professor de Neurologia no Brigham and Women’s Hospital, Chefe da Divisão de Neuromuscular, Harvard Medical School, Boston, USA / Editor Associado do Neurology; Avindra Nath, diretor da Divisão Clínica de Doenças Infecciosas do Sistema Nervoso do National Institute of Health (NIH), Bethesda, Maryland, USA; Patrick Kwan, professor do Departamento de Neurociências e Chefe do Setor de Epilepsia do Royal Melbourne Hospital, Monash University, Australia.


Atividades já consagradas em edições anteriores, como aulas sobre Arte e Neurologia, História da Neurologia e Sessão Survival, serão mantidas. Outro grande sucesso dos congressos da Associação Paulista de Neurologia (APAN) são sessões e debates sobre neurocinema.



APAN | Associação Paulista de Neurologia

Assessoria de imprensa 

ACONTECE COMUNICAÇÃO INTEGRADA