top of page
  • apansp

Covid-19 e neurologia: AVC de grandes vasos como apresentação de Covid-19 em jovens



Recentemente, o The New England Journal of Medicine publicou um comunicado de caráter informativo, relatando 5 casos de adultos jovens (todos com menos de 50 anos), que foram diagnosticados com AVC de grandes vasos e, ao mesmo tempo todos tiveram resultados positivos para SARS-COV-2, ou seja Covid-19.


Sobre os pacientes observados


A idade dos pacientes eram: 33, 37, 39, 44 e 49 anos de idade; sendo quatro homens e uma mulher (paciente mais jovem). Desses 5 pacientes, apenas um paciente tinha histórico de AVC, sendo o único que fazia uso de medicações regulares (AAS e atorvastatina), dois pacientes diabéticos e dois pacientes totalmente hígidos. Em relação aos sintomas do Covid-19, 2 pacientes eram assintomáticos, e o restante apresentava febre, tosse, cefaleia e letargia.


No exame de admissão no serviço de emergência, os 5 casos tinham um NIHSS score (escala quantitativa da severidade e magnitude do déficit neurológico após o Acidente Vascular Cerebral) em torno de 17, o que, pela magnitude, é compatível com AVC ocorrendo em grandes vasos. O local da oclusão referido, nesses pacientes, foi em artéria carótida interna, artéria cerebral média e artéria cerebral posterior.


Sobre o estudo


No estudo retrospectivo realizado em Wuhan, epicentro da epidemia na China, a incidência de AVC em pacientes hospitalizados com Covid-19, foi de aproximadamente 5%, sendo o paciente mais jovem com 55 anos. Presume-se que o mecanismo esteja relacionado a coagulopatia e disfunção endotelial. Esta não a primeira correlação de AVC e coronavírus, sendo em 2004, tal condição foi relacionada com surto de SARS-COV1, em Singapura.

Por fim, o artigo chama atenção para uma correlação importante. O distanciamento social, o isolamento e a relutância para procurar atendimento em emergência devido a pandemia, podem contribuir para piores desfechos, exemplificando que dois dos pacientes demoraram a chamar a ambulância por receio de serem levados ao hospital.


Referências bibliográficas


Oxley TJ, et al. Large-Vessel Stroke as a Presenting Feature of Covid-19 in the Young. [internet] The New Eng Journ of Med. 2020 Abr 28. doi: 10.1056/NEJMc2009787.


Autor

Médico, graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2013 • Especialização em Terapia Intensiva no Adulto pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein 2015-2016 • Neurologista – formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)/Hospital Universitário Antônio Pedro em 2019 • Titulo de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia • Neurofisiologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)/Hospital de Base de São José do Rio Preto em 2020.


Fonte - Pebmed

bottom of page