top of page

Portal Viva: entrevista do Dr. Rubens Gagliardi sobre neuropatia

  • apansp
  • há 2 horas
  • 1 min de leitura

Dormência, dor e sensibilidade: como a neuropatia afeta mãos e pés em idosos


São Paulo, 17/01/206 - A neuropatia é um processo degenerativo dos nervos periféricos que pode causar dor, alteração da sensibilidade e fraqueza muscular, principalmente nas extremidades do corpo, como mãos e pés.

A doença pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, mas é mais comum entre idosos. Por isso, o VIVA conversou com o presidente da Associação Paulista de Neurologia (APAN), Rubens Gagliardi, para entender como a neuropatia afeta a qualidade de vida na terceira idade.

Leia também: 'A obesidade vai contra a longevidade': médicos explicam riscos para os 50+

“Costuma-se chamar de síndrome da ‘bota e da luva’, porque a doença atinge essas regiões como se o paciente estivesse usando botas nos pés e luvas nas mãos. O mais comum são as alterações de sensibilidade”, explica Gagliardi.

Segundo o neurologista, o paciente passa a ter perda ou diminuição da sensibilidade, o que pode fazer com que pise em uma pedra sem perceber ou tenha dificuldade para subir escadas e caminhar por longas distâncias, devido à fraqueza muscular.

Quais são as causas e como tratar?

De acordo com Gagliardi, a neuropatia pode ser hereditária ou adquirida e, em geral, está associada a uma doença de base. Entre as causas mais comuns estão diabetes, alcoolismo crônico, deficiência de nutrientes essenciais (como em dietas muito restritivas), além de polineuropatias.

Por se tratar de uma doença degenerativa, a tendência é que os sintomas se agravem com o tempo. O tratamento, explica o neurologista, depende da causa e tem como objetivo estabilizar a progressão da doença e controlar os sintomas.




 
 
 

Comentários


APAN | Associação Paulista de Neurologia

Endereço: Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 278, 6º andar. Centro - São Paulo - SP

Assessoria de imprensa 

Gladis Éboli (11)99900-9219

bottom of page