XVIII Congresso Paulista de Medicina do Sono



O universo da Medicina do Sono fascina e permeia diversas áreas da saúde, e a necessidade de melhor compreensão de seus fenômenos fez o Comitê Científico de Sono da Associação Paulista de Medicina criar, há quase duas décadas, o Congresso Paulista de Medicina do Sono, que em 2020 chega à sua 18ª edição.


“Vivemos em uma sociedade que favorece o aparecimento de alterações no sono de diversas formas, seja impondo um ritmo circadiano artificial (trabalho noturno, horários irregulares, longas jornadas, vida social intensa...), seja hiperestimulando sensorial ou cognitivamente (iluminação, smartphones...), ou por meio de hábitos (alimentação, atividade física ou falta dela)”, pondera Andrea C. Toscanini, presidente do Congresso. “A grande questão é que a mudança é irreversível e contribui para o surgimento dos distúrbios do sono, dos quais, a Síndrome do Sono Insuficiente, a Apneia Obstrutiva do Sono e a Insônia são os mais frequentes”.


O sono é multifatorial e seu acompanhamento, na maioria das vezes, multidisciplinar. A prevalência alta de Distúrbios do Sono e seu papel fundamental na modulação de outros transtornos faz com que seja extremamente importante difundir este conhecimento. Por isso, profissionais da saúde, especialmente médicos, precisam conhecer e reconhecer os principais distúrbios, saber como devem ser conduzidos e quando encaminhar ao especialista, pois inevitavelmente, atenderão todos os dias pacientes portadores de distúrbios do sono.


Em sua 18ª edição,  o Congresso Paulista de Medicina do Sono trará de maneira prática o conteúdo mais relevante em cada faixa etária, focaremos nos distúrbios mais prevalentes e suas consequências, sempre mostrando como tratar cada condição. O programa contempla apresentações breves seguidas por maior tempo para debate e discussão, com a participação de especialistas em outras áreas. Todo o conteúdo será digital, facilitando a interação dos congressistas durante o evento, de forma dinâmica e descontraída.


Serviço


Data: 01/05/2020 até 02/05/2020

Horário: 8h às 18h

Local: Milenium Centro de Convenções


Fonte – Associação Paulista de Medicina

APAN | Associação Paulista de Neurologia

Assessoria de imprensa 

ACONTECE COMUNICAÇÃO INTEGRADA